Os compositores Borislav Slavov (Baldur’s Gate 3) e Gustavo Santaolalla (The Last of Us) compartilharam palavras sobre seus trabalhos nas trilhas sonoras dos aclamados jogos, apresentadas em dois concertos durante o Game Music Festival 2024.
![Compositores de Baldur's Gate 3 e The Last of Us falam sobre as belas trilhas sonoras dos jogos 8 Game Music Festival 2024, com concertos das trilhas sonoras de Baldur's Gate 3 e The Last of Us.](https://vidmus.com.br/wp-content/uploads/2024/07/baldurs-gate-3-the-last-of-us-1024x576.webp)
O premiadíssimo RPG da Larian Studios, Baldur’s Gate 3, bem como a igualmente vencedora de numerosas premiações, a franquia da Naughty Dog, The Last of Us, conquistaram seus fãs por múltiplos fatores. Além de suas profundas narrativas, um dos fatores que contribuíram para o seu sucesso foi a trilha sonora de cada um desses jogos.
Durante o Game Music Festival 2024, realizado no Royal Festival Hall em Londres, no dia 4 de maio, os lendários músicos foram convidados a se juntar à Orquestra Philarmonia e ao Coro de Hertfordshire em dois concertos regidos pelo maestro Marek Wroniszewski: The Sounds of the Fireflies, apresentando músicas de The Last of Us I e II, e The Symphony of the Realms, com composições da trilha sonora de Baldur’s Gate 3.
![Compositores de Baldur's Gate 3 e The Last of Us falam sobre as belas trilhas sonoras dos jogos 9 Gustavo Santaolalla, compositor das trilhas sonoras dos jogos e da série The Last of Us.](https://vidmus.com.br/wp-content/uploads/2024/07/baldurs-gate-3-the-last-of-us-01-1024x576.webp)
Gustavo Santolalla nas trilhas de The Last of Us
No vídeo, o compositor argentino Gustavo Santaolalla revela como, ao contrário da maior parte de seus trabalhos anteriores em trilhas sonoras de filmes, as trilhas sonoras para os jogos (e para a série televisiva) da franquia The Last of Us foram criadas após o seu contato com a narrativa e os personagens das obras, promovendo uma maior conexão por parte do ouvinte-jogador.
Borislav Slavov e a música de Baldur’s Gate 3
O compositor búlgaro Borislav Slavov, por sua vez, lembrou a importância que a música tem em fazer reviver os momentos memoráveis por que passamos dentro dos jogos, cruzando os limites entre o mundo virtual e a vida real.
O concerto contou ainda com a participação do dublador Andrew Wincott (o Raphael de Baldur’s Gate 3), que emprestou sua poderosa voz em Raphael’s Final Act, juntamente com a soprano Mariya Anastasova.
![Compositores de Baldur's Gate 3 e The Last of Us falam sobre as belas trilhas sonoras dos jogos 10 Músicas de videogames marcarão 1° Festival de Trilhas Sonoras de Londres](https://vidmus.com.br/wp-content/uploads/2024/06/londres-festival-trilhas-sonoras-02-1024x684.webp)
Os londrinos certamente foram afortunados em receber esse festival de trilha sonora de jogos, organizado pela polonesa Game Music Foundation. São eventos assim que garantirão um futuro cada vez mais valoroso para o universo musical dos videogames. Torçamos para que o Brasil conte com oportunidades como essa o quanto antes.